Ir para o conteúdo

CURIOSIDADES

DECRETO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL FOI ASSINADO POR LEOPOLDINA

Em 13 de agosto de 1822, Pedro I nomeou sua esposa, Leopoldina da Áustria, Chefe de Estado e Princesa Regente interina do Brasil. Fez isso porque precisava partir em viagem à província de São Paulo a fim de resolver por lá alguns conflitos políticos que poderiam inviabilizar o processo de Independência. Pedro I permaneceria em São Paulo até 5 de setembro. Entretanto, o clima nas Cortes, em Lisboa, já estava bastante tenso, sobretudo após Pedro I ter se recusado a voltar para o país natal. Após receberem mais um ultimato, Leopoldina, na condição de chefe político interino, convocou o Conselho de Estado no Rio de Janeiro e assinou, em 2 de setembro, um decreto declarando o Brasil oficialmente separado de Portugal.

CURIOSIDADES SOBRE A ÁRVORE

  • Como foi criado o Dia da árvore? Qual a origem do Dia da árvore?

Ele é comemorado em 21 de setembro e foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco. Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco. Ele sancionou um decreto-lei em 24 de fevereiro de 1965.

  • Dia da árvore: curiosidades sobre árvores

– A sequoia, uma arvore típica da América do Norte, além da vida longa, também pode atingir 100 metros de altura.

– A General Sherman, espécie de sequoia, que fica no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia (Estados Unidos) é considerada a maior árvore do mundo por causa do conjunto de medidas que possui: 82,6 metros de altura, 25,9 metros de diâmetro e 1.814 toneladas. Além disso, essa árvore tem cerca de 2.100 anos.

– O Jequitibá, espécie típica da Mata Atlântica Brasileira, pode atingir os 60 metros: a altura de um edifício de 20 andares. Jequitibá, em Tupi, quer dizer, “gigante da floresta”.

– No Brasil, a Samaúma, típica da Floresta Amazônica, é a maior (tem 90 metros de altura).

As principais árvores do Brasil

Aroeira: alguns tipos de Aroeira são muito apreciados na culinária e outros servem para fazerem infusões na medicina popular. É uma árvore nativa do Brasil.

Bambu: é utilizado para fins artísticos e também na construção civil.

Cafeeiro: espécie nativa da África, mas popular em todo o mundo, graças ao seu fruto. O Brasil possui a maior área plantada de cafeeiros do mundo.

Cajueiro: é uma árvore nativa do norte e nordeste brasileiros e, em condições ideais, pode atingir até 20 metros de altura.

Castanheira: originária da Península Ibérica, a Castanheira é muito conhecida pelos seus frutos ricos em nutrientes.

Cedro: pode chegar a até 30 metros de altura. É uma árvore nativa da Mata Atlântica e tem um crescimento muito acelerado, por isso é também utilizado para o reflorestamento destas áreas.

Cerejeira: suas diversas variações podem ser úteis desde a produção de frutos até a utilização de seus troncos como madeiras nobres.

Coqueiro : ainda não é conhecida a origem desta árvore, mas já foram encontrados fósseis de árvores ancestrais aos coqueiros com cerca de 15 milhões de anos.

Imbuia: é uma árvore de folhas e flores muito pequenos, mas de tronco extremamente grosso.

Ipê: os diversos Ipês são muito utilizados como árvores urbanas, pois suas raízes crescem para baixo e não danificam calçadas e ruas asfaltadas.

Jacarandá: é uma árvore nativa do Brasil, pertencente à família Fabaceae.

Jatobá: é uma árvore nativa da Amazônia e da Mata Atlântica brasileira. Os jatobás chegam a ter 1 metro de diâmetro nos troncos e suas cascas são utilizadas para a produção de chás e vinhos.

Juazeiro: é uma árvore típica do nordeste brasileiro, com frutos ricos em vitamina C. O Juazeiro desperta grande interesse da indústria de cosméticos e seus nutrientes ainda são usados na fabricação de cremes dentais.

Mogno: é uma árvore muito utilizada na fabricação de móveis pela facilidade com que é possível trabalhar.

Nogueira: seu fruto é a noz, muito utilizada na fabricação de óleos e como artigo culinário.

Oliveira: originária da região do Mar Mediterrâneo, seus frutos são as conhecidas azeitonas, e um dos seus principais produtos é o azeite de oliva.

Pau-Brasil: árvore que deu nome ao Brasil é originária do mesmo país. Em 7 de setembro de 1978, a Pau-Brasil foi declarada como Árvore Natural do Brasil.

Pinus: é uma árvore originária do hemisfério sul e, hoje, é comumente encontrada no sul e sudeste do Brasil.

Salgueiro: o salgueiro é a árvore que deu origem ao ácido acetilsalicílico, a conhecida aspirina.

Sapucaia: é uma árvore originária da floresta amazônica e da mata atlântica do Brasil e pode chegar a até 30 metros de altura.

Seringueira: é originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas. A seringueira teve grande importância para o desenvolvimento da região norte do país, a partir da extração do látex – matéria-prima da borracha.

Umbuzeiro: o umbuzeiro ou imbuzeiro é originário do nordeste do Brasil e seu nome tem origem no tupi. “Ymbu” significa “água que dá para beber”, graças à retenção de água em suas raízes.